Assinalando os últimos 575 anos da história da cidade após a chegada dos Habsburgos, durante os quais se desenvolveu como o centro mundial do comércio de diamantes, o evento pretende reafirmar o papel de destaque de Antuérpia na indústria globalmente.
O Antwerp World Diamond Center (AWDC) é o organizador deste primeiro fórum sob o tema “Diamonds On The Age Of The Consumer” (“Os diamantes na era do consumidor”), que vai reunir sob o mesmo tecto os representantes de maior relevo em todos os sectores da indústria, políticos e governos, num diálogo inclusivo e sem precedentes.
Durante os dois dias da FACETS2022, serão discutidas questões como as circunstâncias e tendências mundiais que afectam os aspectos fundamentais das diamantíferas, desde a exploração ao consumo. Bem como na forma como interferem nos esforços dos países produtores e na sua capacidade de desenvolver economias sustentáveis baseadas nos diamantes.
Intervenções dos ‘capitães’ da indústria
David Gotlib e Ari Epstein, Presidente e CEO da Antwerp World Diamond Center, serão as presenças incontornáveis da FACETS2022. Mas a lista de oradores e sponsors é impressionante.
Alexander de Croo, primeiro ministro belga, Bart de Wever, Mayor de Antuérpia, e Cathy Berx, governadora da cidade, vão distinguir o fórum com as suas intervenções.
Os países produtores de diamantes vão estar representados por Mokgweetsy Masisi, presidente do Botsuana, cuja intervenção dará início ao fórum. James Mnyupe, consultor económico da presidência da Namíbia, Legoko Moagi, ministro dos Minerais e energia do Botsuana, e Doto Mashaka Biteko, ministro dos Minerais da Tanzânia, também estarão presentes.
Os outros representantes da indústria serão, Roberto Coin, fundador da empresa do mesmo nome, Raj Metha (Rosy Blue), Edahn Golan (analista), Ellen Joncheere (HRD Antwerp), David Block (Sarine), Philip Hoymans (Bonas Couzyn), Paul de Wachter (National Bank of Fujairah), Leanne Kemp (Everledger), Sahag Arslanian (Arslanian Group), Elise Taillieu (Wouters & Hendrix), Geert Van Reises (Diamonds & Jewelry Clients ABN-AMRO), Gaetano Cavaliere (CIBJO) e Ravi Bhansali (Rosy Blue).
Inspirar, Ligar e Inovar são os três objectivos do FACETS2022, que guardou para o dia 15 para ouvir os jovens empreendedores e as suas contribuições para os novos desafios.

Handelsbeurs: um dos diamantes de Antuérpia
O edifício que vai receber a FACETS2022, o Handelsbeurs, foi também a primitiva casa da primeira bolsa do mundo.
É uma relíquia arquitectónica da cidade, um conjunto de dois edifícios cuja história se liga. Entre 1738 e 1939 foi construído o primeiro, o Hoofdwacht, de estilo rococó, abrigou a Guarda Imperial austríaca. Em 1867 foi alterado para funcionar como tribunal marcial do Leste da Flandres até 1885.
Em 1899, o município de Ghent’s, já proprietário do edifício, comprou o edifício adjacente que tinha sido transformado numa sala de banquetes depois de ter alojado os serviços postais da cidade e de ter desempenhado um papel vital ao serviço de carruagens desde 1779.
O arquitecto Charles van Rysselberghe (1850-1920) foi encarregado de unir os dois edifícios e os murais e decoração foram entregues a Armand Heins (1856-1938).
O local perdeu o seu brilho no século 17. De 1872 a 1997 o prédio restaurado abrigou a Bolsa de Valores de Antuérpia. Restaurado uma vez mais faz agora parte de um local de eventos que atende pelo nome inglês de Feira de Antuérpia.