‘The De Beers Cullinan Blue’

spot_img

O maior diamante azul do mundo foi leiloado por 54,7 milhões de euros. “The De beers Cullinan Blue”, o diamante de 15.10 quilates, foi descoberto em 2021 na mina de Culinan, África do sul.

A Sotheby’s leiloou o “The De Beers Culinan Blue” em Hong Kong no passado mês de Abril. Com 15,10 quilates, o Instituto Gemológico da América atribui-lhe as mais altas classificações de qualidade para um diamante colorido. O valor final Ultrapassou a previsão de 45,7 milhões.

O grau de cor é um Fancy Vivid Blue. A maioria dos diamantes azuis no mundo, como explicou a Forbes, aparecem neste mesmo sítio, na África do Sul. Segundo afirmou a leiloeira à CNN, a pedra preciosa alcançou a melhor categoria possível para um diamante colorido. O Instituto Geológico da América categorizou a sua cor como “um azul vivo extravagante”, definição atribuída a apenas 1% dos diamantes azuis analisados pela instituição. 

O “The De Beers Cullinan Blue” foi entregue ao seu comprador acompanhado pelo relatório GIA nº. 2223179803 onde afirma que o diamante é Fancy Vivid Blue sem falhas, também acompanhado por uma carta de classificação do tipo de diamante declarando que o diamante é determinado como sendo um diamante Tipo IIb. Os diamantes do tipo IIb são muito raros na natureza, representam menos de metade de um 1% e hoje, a fonte mais significativa é a mina Culinan, na África do Sul.

Foi também acompanhado por uma monografia separada expressando a raridade e as características da pedra, bem como uma carta que afirma que o diamante Fancy Vivid Blue de 15,10 quilates está entre os mais raros de qualquer categoria de gemas.

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES