Bélgica não vai sancionar diamantes russos até 2024

spot_img

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou que a Bélgica não pretende impor sanções contra diamantes russos antes do início de 2024, estando a decisão condicionada à implementação de um mecanismo de rastreamento de origem das gemas, agendado para Janeiro de 2024.

De Croo enfatizou que a imposição de uma proibição na importação de diamantes será apenas possível quando existir um mecanismo eficaz de rastreamento de origem, como o que a Tracr e a Sarine estão a desenvolver em conjunto.

Nas palavras do ministro, caso a Bélgica adote essa proibição unilateralmente, os diamantes “simplesmente encontrarão outros mercados para ingressar”.

A criação de sistemas de rastreamento visa prevenir a manipulação de diamantes russos em países terceiros, evitando assim a evasão de sanções e permitindo o controle de toda a cadeia de valor.

Atualmente, a empresa Spacecode está envolvida no desenvolvimento desses sistemas, com o lançamento de protótipos previsto para o final de 2023 e o início de 2024.

Ao mesmo tempo, algumas nações da União Europeia e do G7, incluindo Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, França, Japão e Estados Unidos, anunciaram a introdução, em Maio de 2023, de uma proibição nas exportações de diamantes.

Fonte: Rough & Polished

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES