A Tracr, plataforma de blockchain subsidiária da De Beers, uniu forças com a Sarine Technologies, de Israel, para desenvolver uma tecnologia de escala para monitorizar diamantes desde a sua origem até a entrada nos países do G7.
O CEO da Tracr, Wes Tucker, destacou a crescente importância da garantia da origem dos diamantes, especialmente com as nações do G7 prontas para implementar novas restrições de importação.
A parceria utilizará a capacidade da Sarine de fornecer verificação objetiva do caminho de um diamante, desde o bruto até o polido, usando dados publicados na plataforma Tracr e verificáveis de forma independente.
A plataforma digital também incluirá um local alfandegário a ser usado por oficiais dos governos do G7 e de outros países.
O CEO da Sarine Technologies, David Block, enfatizou que a colaboração entre a Tracr e a Sarine permitirá que a cadeia de valor de diamantes aumente rapidamente o número de diamantes rastreáveis, atendendo a uma necessidade urgente na indústria.
Com mais de 100 milhões de diamantes a utilizar os sistemas da Sarine anualmente e mais de 1,5 milhão de diamantes em bruto atualmente registados na Tracr, espera-se que a solução tenha um impacte mínimo na cadeia de abastecimento.
Fonte: Rough & Polished