A Mountain Province Diamonds divulgou os resultados operacionais e de vendas do segundo trimestre, que terminou em 30 de Junho de 2023, provenientes da mina de diamantes Gahcho Kué, no Canadá, onde a produção de diamantes aumentou 6 por cento.
Apesar da desaceleração do mercado de diamantes brutos a procura por gemas de menores dimensões continua forte.
Durante esse período, foram recuperados 1 339 196 quilates, o que perfaz o aumento de 6 por cento em relação ao período homólogo do ano anterior.
No segundo trimestre, foram vendidos 360 308 quilates, resultando num valor de vendas de 44,6 milhões de dólares norte-americanos. O que representa um preço médio de 124 dólares norte-americanos por quilate.
A redução no volume de vendas no segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, deveu-se à antecipação das vendas para o primeiro trimestre, em que foram realizados três ciclos de vendas, ao contrário de duas, que é o normal.
Apesar da desaceleração do mercado de diamantes brutos no segundo trimestre de 2023, o mercado para bens de menores dimensões, que compõem a maioria dos produtos da Gahcho Kué, continuam a ser procurados.
A empresa espera que a produção de Gahcho Kué continue a atrair o mercado.
Fontes: Rough & Polished e Mountain Province Diamonds