Os fabulosos rosas da Argyle

Marita Moreno Ferreira

spot_img

A mina Argyle, no Noroeste da Austrália, produziu uma grande quantidade de diamantes rosa de alta qualidade e muito raros no mundo. Há apenas uma pequena percentagem deste valioso tipo de diamantes, que é alvo das atenções dos maiores joalheiros e coleccionadores mundiais.

A mina Argyle foi descoberta pela Conzinc RioTinto of Australia (CRA) no final dos passados anos 70. Os primeiros diamantes rosa foram encontrados em 1983 e a região tornou-se numa importante fonte dessas pedras preciosas.

A sua raridade explica o facto de serem tão valiosos. Tanto quanto se sabe, essas gemas foram apenas um por cento de toda a produção da mina, sendo a maioria de qualidade inferior.

Imagem: goldandtime.org

Os diamantes rosa, com uma cor intensa e uniforme, são excepcionalmente raros e cobiçados pelos colecionadores e joalheiros de todo o mundo. A sua cor, que varia de tons leves a intensos, é atribuída à presença de uma quantidade significativa de nitrogénio no cristal de diamante, combinada com a pressão e o calor extremos durante a formação.

A Argyle terminou as suas operações mineiras em 2020, esgotando as suas reservas de diamante e aumentado o valor dos diamantes rosa por esgotar a sua exploração activa.

Muitas marcas e joalheiros famosos criaram peças únicas com estas gemas, que se converteram em autênticos símbolos de luxo e elegância. Com o passar do tempo, o seu valor aumenta, tornando-os objectos especiais para investidores e apreciadores de jóias.

Outras proveniências

Na Rússia, a mina de diamantes Grib, localizada na região de Arkhangelsk, na Rússia, é conhecida por produzir diamantes rosa de cores intensas.

Além da Argyle, a África do Sul é outra importante fonte de diamantes rosa. Assim como a mina Williamson, na Tanzânia, também conhecida por produzir diamantes rosa de alta qualidade.

No Brasil, historicamente conhecido por ser uma fonte de diamantes, embora não seja um produtor importante de gemas rosa, também foram encontrados alguns exemplares dessa cor.

A Índia, onde apareceram os primeiros diamantes de que há história, produz ocasionalmente diamantes rosa encontrados nas suas minas.

Impurezas definem a cor

A cor rosa nos diamantes tem origem numa combinação de impurezas na formação do cristal, como a presença de pequenas quantidades de nitrogénio e deformidades na estrutura cristalina durante a formação. Isso torna a ocorrência de diamantes com essa cor específica ainda mais rara do que os diamantes de outras cores.

Determinar o número exato de diamantes rosa em todo o mundo é praticamente impossível devido à natureza rara das gemas e à mobilidade constante do mercado de diamantes. A descoberta de novos diamantes rosa em minas e a venda de jóias e gemas em leilões também afectam o número total disponível.

Os diamantes rosa representam apenas uma fração mínima da produção mundial de diamantes, estimada em cerca de 1% dos diamantes coloridos. A mina de Argyle produziu a maior quantidade de diamantes rosa no mercado.

Sob a mão dos designers

A joalharia J. Farren-Price, baseada em Sidney criou, em colaboração com a Glajz, de Singapura e especialistas nos diamantes desta cor da Argyle, uma colecção que assinala o fecho da mina e das suas icónicas gemas.

O anel baptizado como Argyle Lotus, é a primeira peça dessa colecção magnífica. Tem diamantes rosas de 3,34 quilates, diamantes brancos de 3,82 quilates e Argyle fancy blue “escondido” por baixo, montados em ouro rosa e platina. Está à venda por 620 mil dólares norte-americanos.

O Lotus é a primeira das peças da Argyle Heritage Collection, que faz parte de uma parceria com a Rio Tinto para a memória dos diamantes da mina desactivada.

Marcas que utilizaram os rosa da Argyle

Além das já mencionadas Farren-Price e Glajz, outras marcas mundialmente conhecidas pela sofisticação e valor das suas peças utilizaram as famosas pedras preciosas australianas.

É o caso da Graff, uma marca de jóias de luxo excepcionais e exclusivas, que as usou em várias peças de alta joalharia. Ou da Harry Winston, também conhecida como “O Rei dos Diamantes”, que utilizou os diamantes rosas nos seus designs mais carismáticos.

A Tiffany & Co. também incorporou os rosas em algumas das suas criações, assim como a Cartier, a Van Cleef & Arpels e a Mouawad.

Os maiores diamantes

Os rosas da Argyle enfrentaram concorrentes famosos, como o The Pink Star, com 59,60 quilates e de cor rosa vívida e intensa, que é uma das gemas mais raras e valiosas do mundo.

Foi lapidado a partir de um diamante bruto rosa de 132,5 quilates, descoberto em África no início dos anos 1990. O diamante bruto original tinha uma forma arredondada e foi cortado para potenciar toda a sua beleza e a intensidade da cor.

Em Novembro de 2013 foi vendido pela Sotheby’s por um valor recorde de 83 milhões de dólares norte-americanos. O comprador acabou por não efetuar o pagamento, e a Sotheby’s ficou com o diamante. Em Abril de 2017, foi leiloado novamente e adquirido por 71,2 milhões de dólares norte-americanos pela Chow Tai Fook Enterprises, de Hong Kong.

A mina angolana do Lulo contribuiu, o ano passado, com a descoberta do Rosa do Lulo, uma pedra de 170 quilates que pode perder mais de metade do seu peso na lapidação. Apesar disso fica na lista dos maiores diamantes rosa já encontrados.

O valor dos diamantes rosa de alta qualidade e grande tamanho podem alcançar valores excepcionalmente altos em leilões e vendas privadas.

Com menor tamanho e qualidade inferior podem ser encontrados numa faixa de preço mais acessível. De menor intensidade de cor ou com inclusões, podem ser adquiridos por alguns milhares de dólares por quilate.

Famosos que possuem diamantes rosas

Apesar do carácter sigiloso de algumas coleções particulares, há alguns nomes conhecidos entre os proprietários de jóias excepcionais.

O magnata da joalharia Laurence Graff é um colecionador ávido de diamantes raros, incluindo diamantes rosa. O Sheikh Hamad bin Khalifa Al Thani, ex-emir do Catar, é conhecido pela sua coleção extraordinária de jóias, que inclui peças notáveis com diamantes rosa.

A actriz Elizabeth Taylor não escondia o seu encanto pela joalharia mais cara e extravagante, com diamantes coloridos, incluindo os rosa. Ellen DeGeneres é uma entusiasta dos diamantes rosa e conhecida por possuir algumas jóias com essas gemas raras. A estilista e ex-Spice Girl, Victoria Beckham, nutre igual paixão por diamantes rosa.

Fontes: Argyle, Farren-Price, GIA, Wikipédia, Rio Tinto, Yahoo, Público

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES