Catoca rende noventa milhões de euros aos cofres angolanos

spot_img

Mais de noventa milhões de euros é o valor que a sociedade mineira da Catoca já rendeu a Angola só durante o ano fiscal 2021-2022.  

Benedito Paulo, atual diretor geral da sociedade mineira da Catoca, aproveitou o vigésimo sétimo aniversário da companhia para revelar que durante este ano já renderam mais de noventa milhões de euros ao estado angolano. 

Explicou ainda que este valor surge através do pagamento dos impostos industriais e do rendimento do trabalho (IRT). 

É uma sociedade que se encontra em recuperação após a pandemia, visto que se tinham proposto a produzir 6,5 milhões de quilates de diamante no período de 2020 a 2021 e não conseguiram cumprir com esse objetivo, no ano que decorre a proposta foi de 6 milhões e embora estejamos a meio, o número de produção já atingiu os 5,6 milhões. 

O diretor geral afirmou ainda que “apesar da mina ter atravessado um período difícil, a direção cumpriu com 100% da conta das receitas fiscais”, o que significa que apesar de terem vivido tempos conturbados, garantem nunca ter falhado com os seus deveres para com o estado angolano. 

Para perceber que a quantidade de produção da mina e de lucro se encontram em crescimento basta comparar os dados, no período de 2015 a 2018 a sociedade mineira da Catoca apresentou um lucro de 106 milhões de euros, enquanto só no ano de 2021 os lucros atingiram os 185 milhões. 

Embora ainda não tenham atingido o objetivo que propuseram para 2022, Benedito Paulo acredita que é positivo existir mais procura do que oferta porque neste momento ainda se encontram apenas a 40% daquilo que é a sua capacidade de produção. 

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES