Cartier, Tiffany & Co., Hermès e Patek Philippe são algumas das marcas que têm vindo a optar cada vez mais por pedras lapidadas na Arménia, especialmente após o aumento do número de fábricas de lapidação no país.
A indústria de diamantes na Arménia está a experienciar um crescimento notório, com várias empresas em negociações para abrirem fábricas de lapidação e outras a inaugurarem recentemente as suas novas instalações fabris no país.
Além disso, os volumes de exportação de diamantes processados da Arménia estão a aumentar de ano para ano, de acordo com o ministro da Economia, Vahan Kerobyan, o que levou inclusive a um número recorde de exportações no ano passado.
Os bens mais exportados nos últimos meses no país foram pedras preciosas e semipreciosas, assim como metais preciosos, representando um crescimento de 3,9 por cento relativamente ao mesmo período em 2022.
A chefe da Divisão do Setor Estratégico do Ministério da Economia, Arevik Margaryan, observou que o crescimento está relacionado com as atividades dos produtores de diamantes na Arménia, mas também com a situação geopolítica atual, nomeadamente o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Várias empresas do setor de luxo têm escolhido os produtos do país por essas razões, assim como pela elevada qualidade dos diamantes lapidados na Arménia.
A “Tiffany, Cartier, Patek Philippe, Hermès e outras marcas estão a comprar diamantes lapidados no país pela sua qualidade. As empresas arménias Arevak e Shoghakn são as fornecedoras oficiais de diamantes para a Tiffany e outras marcas líderes”, salientou Margaryan.
Todavia, os diamantes são exportados sobretudo para os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e da União Económica Eurasiática (UEE).
A Arménia exportou, em 2022, mais de 34,8 mil milhões de drams, cerca de 82,9 milhões de euros, em diamantes para os países da UEE, em comparação com o valor de 17,3 mil milhões de drams (41,2 milhões de euros) em 2021.
Neste momento existem cerca de oito empresas com fábricas de lapidação no país. A ADM Diamonds, uma produtora arménia, é considerada líder regional no fabrico de diamantes fancy-cut.

Imagem: ADM Diamonds
O país também tem atraído várias empresas indianas reconhecidas internacionalmente, como a VDA Diamonds e o KGK Group. Arevik Margaryan disse que a VDA Diamonds se instalou na Arménia em Julho de 2022 e investiu dez milhões de dólares na cidade de Abovyan.
A produção de jóias e diamantes é uma direção estratégica bastante promovida pelo Governo para o desenvolvimento industrial do país, através de programas de apoio, como a isenção de tarifas alfandegárias para a importação de equipamentos.
Fontes: armenpress.am, arka.am