Canga Xiaquivuila eleito presidente da Rio Tinto Angola

spot_img

O antigo presidente do conselho administrativo do Instituto Geológico de Angola (IGEO) desempenha agora o cargo de presidente do conselho executivo da Rio Tinto Angola, presente no país desde 2021.

De acordo com o Minas de Angola, Canga Xiaquivuila foi nomeado presidente da nova subsidiária da Rio Tinto em Angola, cargo que desempenha desde o dia 1 de Junho.

O recém-eleito presidente esteve no Instituto Geológico de Angola, uma instituição pública com o objetivo de gerir e divulgar o conhecimento geocientífico e o potencial mineiro do país, até Abril deste ano, como presidente do conselho de administração.

Canga Xiaquivuila descreve-se, no seu LinkedIn, como um diretor-geral com uma vasta carreira nas indústrias de mineração e de metalurgia. O executivo, que obteve o grau de mestre pela Universidade de Kiev, na Ucrânia, nos anos 90, tem bastante experiência na exploração mineira, sobretudo de diamantes, mas também de cobre.

Antes de ingressar no IGEO, Xiaquivuila trabalhou como gerente e assistente técnico e de planeamento na De Beers durante cerca de dez anos, assim como na Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (ENDIAMA). Além disso, já foi conselheiro do ministro de Geologia e Minas.

A Rio Tinto entrou no setor mineiro angolano em 2021 para explorar o kimberlito Chiri, na região da Lunda-Sul. A gigante da mineração tem uma participação de 75 por cento na primeira fase do acordo com a ENDIAMA, que possui 25 por cento.

O acordo assinado para a criação da Rio Tinto Angola contou também com a participação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, através do ministro Diamantino Azevedo.

Espera-se que, com a prospeção do kimberlito e verificação do seu potencial, seja inaugurada uma mina até ao próximo ano.

Fontes: Minas de Angola, LinkedIn de Canga Xiaquivuila, igeo.co.ao, mirempet.gov.ao, Mining Indaba

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES