O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, presenteou o presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos, Joe e Jill Biden, com um diamante criado em laboratório de 7,5 quilates.
Durante a sua visita de Estado de três dias a Washington D.C., o primeiro-ministro indiano levou consigo um diamante de laboratório para oferecer ao casal Biden, como “um símbolo do luxo responsável que carateriza os 75 anos de liberdade da Índia e as suas relações internacionais sustentáveis”, de acordo com o gabinete de Narendra Modi.

Imagem: IDEX Online/MEA
O Ministério das Relações Exteriores (MEA) divulgou ainda que, como foi criado através das energias solar e eólica, o diamante, classificado pelo laboratório IGI, é “um símbolo do compromisso inabalável da Índia com as práticas sustentáveis”.
Além disso, Modi explicou que o presente é uma forma de destacar a experiência e a inovação da indústria considerando um cenário mundial e mostrar que a Índia é uma pioneira no mercado internacional de diamantes criados em laboratório.
De acordo com dados do GJEPC, entre 2019 e 2022, a Índia foi a maior exportadora de diamantes de laboratório, com um total gerado de 6,11 mil milhões de dólares norte-americanos.
O chefe do governo indiano ofereceu ainda outros presentes simbólicos a Joe e Jill Biden.
Um deles foi uma caixa de sândalo feita à mão, que continha o diamante de 7,5 quilates no seu interior, para “simbolizar” os rituais mencionados no antigo texto indiano Vaikhanas Grihya Sutram.

Imagem: thehindu.com
“Conhecido como kar-e-kalamdani, o requintado papel machê de Caxemira envolve sakthsazi, a preparação meticulosa da polpa do papel, e naqqashi, em que artesãos habilidosos pintam desenhos elaborados”, observou o MEA.
Fontes: IDEX Online, GJEPC, The Indian Express