Algumas criações do prolífico artista e joalheiro de São Francisco, Sidney Mobell, serão o destaque do próximo leilão online da Bonhams, marcado para o dia 20 deste mês. Todos os objetos, que fazem parte da vida quotidiana, estão repletos de diamantes e outras pedras preciosas.
A Bonhams vai realizar a venda online de peças criadas por Sidney Mobell, reconhecidas pelo público, mas num contexto completamente diferente. O joalheiro, que faleceu no ano passado, era conhecido pela sua capacidade de transformar objetos comuns em obras de arte extraordinárias, em que reinava a não convencionalidade.
Tudo começou com uma réplica do relógio de ouro do Mickey Mouse, que originou uma encomenda da própria família Disney. A partir desse momento, Mobell lançou um objeto cravejado de pedras preciosas todos os anos por quase três décadas.
Tornou-se uma figura proeminente entre as estrelas de Hollywood e no cenário social de São Francisco, com as suas obras excêntricas, cujos clientes incluíam Frank Sinatra, Tony Bennett, Danielle Steel, Charlotte Shultz, a chefe de protocolo de São Francisco, e o governador Gavin Newsom.
O artista reinventou um conjunto do Monopólio, premiado pelo Guinness Book of World Records como o jogo de Monopólio mais caro do mundo em 1998, que se encontra, juntamente com vários outros dos seus trabalhos, no Smithsonian, em Washington D.C.
Sidney Mobell patenteou designs de arte com pedras preciosas, criando o icónico Diamond Hourglass, inspirado na sua falecida esposa, Ronni, quando usava um temporizador de cozinha, que rapidamente se tornou um objeto de interesse entre as celebridades.

Imagem: Bonhams
Além do colar, algumas das suas famosas criações que vão marcar presença no leilão da Bonhams são uma slot machine, uma máquina de pastilhas elásticas, uma tampa de sanita, uma ratoeira e uma máquina de fax.
A slot machine, banhada a ouro, com diamantes, rubis, safiras e esmeraldas, foi fabricada em 1925 pela Caille Bros. Manufacturing Company, a primeira empresa a criar esses objetos no final do século XIX.

Imagem: Bonhams
Mobell adicionou diamantes redondos, de cores G-H-I e graus de clareza VS-SI, à peça em 1981. O artigo vintage está estimado entre vinte e trinta mil dólares norte-americanos, sendo o lote mais caro do leilão.
De todas as peças do leilão, a mais peculiar, e que foi assunto principal de diversos jornais e programas de televisão, é uma tampa de sanita, apelidada de Golden Throne, ou “Trono Dourado”, e criada em 1985.
No seu topo destaca-se o design de uma flor com diamantes, rubis e safiras, e na parte interior da tampa uma coroa, com uma variedade de gemas, desde rubis, safiras, pedras da lua a pérolas.


Imagem: Bonhams
A criação de Mobell, apresentada pelo próprio como o trono do castelo (casa) de cada homem, tem um preço máximo de pré-venda estimado de vinte mil dólares.
O próximo lote é uma ratoeira de ouro e diamantes, criada em 1975, agora avaliada entre cinco e sete mil dólares, que apareceu inclusivamente no “The Tonight Show” de Johnny Carson. A peça apresenta um pedaço de queijo repleto de diamantes redondos de 1,50 quilates no total.

Imagem: Bonhams
Alguns dos proprietários de objetos com o mesmo design foram Ray Kroc, um dos fundadores da McDonald’s, oferecido pela sua esposa, Joan, como presente de aniversário, e uma mulher chinesa que nasceu no Ano do Rato e colecionava obras de arte alusivas a ratos.
Outra criação extraordinária de Sidney Mobell é uma máquina de pastilhas elásticas, estimada entre três e cinco mil dólares. Concebida em 1984, contém diamantes, safiras, rubis, esmeraldas e ametistas.

Imagem: Bonhams
A máquina de pastilhas, descrita como “gem-dandy” num artigo da revista National Inquirer, possui oito diamantes redondos com cores G-H-I e graus de clareza VS-SI.
Outro objeto presente no quotidiano que será leiloado na próxima semana é a máquina de fax da empresa norte-americana de telecomunicações AT&T, avaliada entre dois e três mil dólares.

Imagem: Bonhams
Sidney Mobell, seguindo o seu compromisso de lançar um objeto com gemas culturalmente relevante todos os anos, contactou a empresa em 1989 para criar uma obra que fundisse a tecnologia e o luxo.
Nasceu, assim, a máquina de fax em ouro e complementada por diversas pedras preciosas, apresentada ao público pelo artista e por Steve Wozniak, co-fundador do computador Apple.

Imagem: Bonhams
Como os diamantes fazem parte da grande maioria das suas criações, Mobell não podia deixar de prestar uma homenagem a um instrumento amplamente usado pelos profissionais da indústria: a lupa.

Imagem: Bonhams
O objeto, estimado entre 2000 e 2500 dólares, apresenta cerca de 155 diamantes redondos com 4,35 quilates no total, e é totalmente funcional, uma vez que pode ampliar até dez vezes a imagem da pedra.
A encerrar a lista está um brinquedo que era o sonho de várias crianças dos anos 90, um Furby.
O joalheiro adornou um Furby “Snowball” com jóias cravejadas de diamantes e gemas, perfazendo no total 14 quilates, que podem ser removidas e usadas pelo seu proprietário.

Imagem: Bonhams
Mobell trabalhou somente com cinco brinquedos Furby, ao longo da sua carreira de quase três décadas, que foram vendidos na famosa revendedora de brinquedos, sediada em Nova Iorque, FAO Schwarz, em 1999. O artigo está agora avaliado entre 1500 e 2000 dólares.
Fontes: Bonhams, Wikipédia