De Beers inaugura instalação de vendas de brutos em Joanesburgo

spot_img

A De Beers Sightholder Sales South Africa (DBSSSA) revelou recentemente a sua nova instalação de classificação, avaliação e venda de diamantes brutos em Joanesburgo. O evento contou com a presença de Al Cook, CEO do grupo, e de Gwede Mantashe, ministro de Recursos Minerais e Energia.

A mudança da DBSSSA de Kimberley para Joanesburgo segue a estratégia do governo de consolidar o setor de beneficiamento mineral do país numa área na Zona de Desenvolvimento Industrial de Gauteng, perto do Aeroporto Internacional Oliver Tambo.

O grupo De Beers anunciou no início deste ano que iria mudar a sua instalação de vendas na África do Sul de Kimberley, onde operava desde 1974, para Joanesburgo, após rever as suas atividades no país.

O novo edifício, que ocupa uma área de 6 747 m2, situa-se no Sky Park Industrial, em Joanesburgo, e irá contar com os 87 funcionários do local anterior. Tem dois andares com escritórios para as sightholders, áreas de inspeção de diamantes, uma fábrica de limpeza de pedras e uma academia de treino.

A abertura da instalação também está relacionada com a evolução da presença da empresa no país nos últimos dez anos, com a mina Venetia, na província de Limpopo, a ser a sua única mina ativa, desde o encerramento da mina Voorspoed, em 2018.

Espera-se que a Venetia, através do seu projeto de exploração subterrânea (VUP), iniciado em 2013, tenha a sua primeira produção ainda este ano.

“Damos os parabéns à De Beers pela inauguração da instalação de vendas sightholder, mas também damos as boas-vindas ao investimento de 35 mil milhões de rands [cerca de 1,7 mil milhões de euros] na mineração subterrânea no Limpopo”, comentou Gwede Mantashe.

Tasneem Motara, membro do conselho executivo de Desenvolvimento Económico de Gauteng, Gwede Mantashe e Al Cook na nova instalação da DBSSSA
Imagem: Robin Sibusiso Bhebhe (LinkedIn)
 

O ministro de Recursos Minerais e Energia acrescentou que continua a encorajar a De Beers a investir na mineração sul-africana, sobretudo no Cabo Setentrional e noutras províncias.

Na África do Sul existem nove sightholders, que participam nos dez ciclos de vendas anuais da empresa.

A DBSSSA faz parte da rede Global Sightholder Sales, que vende diamantes brutos considerando a iniciativa de beneficiamento na África do Sul, na Namíbia, no Botsuana e no Canadá.

É também responsável pela distribuição de diamantes brutos da De Beers na África do Sul e tem como objetivo apoiar a indústria no fabrico de diamantes de forma sustentável, reconhecendo a estratégia de beneficiamento da economia nacional e das comunidades.

Moses Madondo, diretor administrativo do De Beers Group Managed Operations, que também esteve presente na inauguração da instalação, afirmou: “A África do Sul é uma fonte significativa de diamantes brutos e, além de ajudar a melhorar as habilidades da indústria, é importante para nós, como produtores de diamantes, ajudar pessoas de pequenas empresas a obterem parcelas de diamantes brutos a preços acessíveis.”

“Estamos entusiasmados por estarmos agora localizados no centro de beneficiamento, onde podemos continuar a trabalhar com os nossos parceiros para apoiar ainda mais o setor de beneficiamento local”, frisou Moses Madondo.

Fontes: Mining Weekly, De Beers Group, www.iol.co.za

spot_img

EDITORIAL

MAIS POPULARES