A empresa russa nomeou Pavel Marinychev como o seu mais novo diretor-geral e presidente do Conselho de Administração numa recente reunião presencial. Assumirá o cargo durante os próximos três anos.
A decisão de substituir Sergey Ivanov, que representava a empresa desde 2017, por Pavel Marinychev foi unânime entre os membros do Conselho de Supervisão da Alrosa.
Tem havido algumas especulações sobre a saída de Sergey Ivanov como CEO, mas não havia conhecimento do seu substituto.
Tudo mudou esta semana quando a empresa anunciou que estava a analisar a candidatura de Marinychev: https://naturaldiamondworld.com/alrosa-vai-considerar-candidatura-a-ceo-de-pavel-marinychev/.
Sobre a nomeação, Pavel Marinychev comentou: “Gostaria de agradecer ao Conselho de Supervisão da Alrosa pela confiança. Como CEO, continuarei a desenvolver a posição de liderança da empresa na indústria global de diamantes. As nossas prioridades estratégicas permanecem inalteradas.”
O novo diretor executivo da diamantífera russa reconheceu ainda as dificuldades que enfrenta devido à atual condição geopolítica, mas garante que irá “fortalecer a base de recursos, melhorar a eficiência da produção e a qualidade da gestão”.
Também salientou que deve ser dada uma atenção especial ao desenvolvimento da reserva dos trabalhadores da Alrosa, assim como às questões de segurança industrial e ambiental.
“Com certeza apoiaremos iniciativas sociais e ambientais nas regiões onde temos operações.”
Marinychev dirige desde 2016 um dos principais ativos de produção do grupo, a subsidiária Almazy Anabara, e é conhecido por ter desempenhado o cargo de primeiro vice-presidente do Governo da República de Sakha.
Fontes: Alrosa, Rough & Polished