A World Jewellery Confederation (CIBJO) vai realizar o seu congresso anual de 2023 entre 3 a 5 de Outubro, em Jaipur, no estado indiano do Rajastão, que faz fronteira com o Paquistão.
As reuniões antes do evento vão-se realizar nos dias 1 e 2 de Outubro.
O Congresso de 2023, que terá lugar no Centro de Exposições e Congressos de Jaipur (JECC), é organizado pelo Conselho de Promoção da Exportação de Gemas e Jóias (GJEPC) e pelo Conselho Nacional de Gemas e Jóias da Índia (NGJCI).
Os congressos anuais da CIBJO são o ponto de encontro oficial da Assembleia de Delegados da entidade e são também o local das reuniões anuais das comissões sectoriais, onde as alterações podem ser introduzidas nos diretórios definitivos da organização de normas internacionais da indústria, conhecidas como os Livros Azuis.
O Congresso da CIBJO é também o local onde são apresentados os programas da World Jewellery Confederation Education Foundation (WJCEF), bem como as atividades relacionadas com a cooperação contínua da CIBJO com as Nações Unidas (ONU) e o seu programa de desenvolvimento.
Conhecida como a Cidade Rosa devido à cor ocre queimada característica de muitos dos edifícios no seu centro, Jaipur é simultaneamente a capital do Rajastão e a sua maior cidade, com mais de 4 milhões de habitantes.
A sua ligação à indústria da joalharia remonta à sua fundação em 1727, quando foram trazidos artesãos especializados, incluindo joalheiros e lapidadores, que criaram uma tradição de cravação de pedras preciosas que se mantém até aos dias de hoje.
Estima-se que o número de pessoas empregues nas fábricas estabelecidas e na indústria caseira, tanto na cidade como nas áreas circundantes, se situe entre 200 000 e 300 000, estando mais de metade delas envolvidas na lapidação de pedras preciosas.
“Promete ser um congresso espetacular”, afirmou o Presidente da CIBJO, Gaetano Cavalieri.
“É o primeiro a ser realizado pessoalmente desde 2019, antes do início da pandemia. Para muitos de nós, será uma oportunidade de nos encontrarmos após mais de três anos, e não consigo pensar num cenário mais apropriado e exótico para o fazer. Os meus agradecimentos aos nossos anfitriões indianos e, em especial, ao nosso Vice-Presidente da CIBJO, Pramod Agrawal, que é também o Presidente da NGJCI, e a Vipul Shah, o Presidente da GJEPC”, concluiu.
Fontes: CIBJO e Rough & Polished