A Van Cleef & Arpels anunciou que vai abrir duas novas oficinas de joalharia em França nos próximos três anos, uma vez que a procura do mercado de luxo continua a crescer mundialmente.
A marca vai passar a ter quatro locais de produção interna em França para as suas jóias. As instalações atuais estão em Paris e Lyon desde 2017. Está também em curso uma extensão da sua oficina em Lyon. O orçamento global para estes projetos é superior a 100 milhões de euros, segundo a empresa.
As instalações vão ser na região de Auvergne-Rhône-Alpes, respetivamente no parque de atividades “Porte du Vercors”, na comuna de Châteauneuf-sur-Isère, e na comuna de Thiers, junto à aldeia de Dorat, no distrito de Thiers Dore et Montagne, uma zona conhecida pelo seu artesanato em metal e pela sua especialização em polimento.
A abertura das instalações está prevista para 2024 e ambos os locais estarão totalmente operacionais em 2026.
A unidade de Châteauneuf-sur-Isère vai ter instalações de produção, apoio e formação. Em Thiers a renovação de um edifício está em curso e prevê-se que também esteja concluída até 2026.
O programa de formação de aprendizes da Van Cleef & Arpels Pépinière, criado em 2020 em parceria com a Haute École de Joaillerie, sediada em Paris, será alargado às novas localizações, em estreita colaboração com o liceu vocacional de Amblard, especializado em joalharia e ourivesaria.
O recrutamento já está a decorrer, com cada local a contar com mais 250 empregados e 100 empregados para a extensão do atelier de Lyon.
A empresa-mãe da Van Cleef & Arpels, a Compagnie Financière Richemont, vai divulgar os seus resultados fiscais de 2023 a 12 de Maio.
Especula-se que a divisão de jóias deve ter crescido 18%, impulsionada pela reabertura do mercado chinês e pelo crescimento na Europa e no resto da Ásia, de acordo com o Barclays.
Nas suas vendas do terceiro trimestre de 2023 divulgadas em Janeiro, o grupo afirmou que as suas principais marcas de jóias (Cartier, Van Cleef & Arpels e Buccellati) cresceram 8% no período de três meses encerrado a 31 de Dezembro.
Fontes: Rough & Polished, Women’s Wear Daily