A Câmara Cívica da Federação Russa realizou audiências públicas sobre o desenvolvimento da indústria de diamantes sintéticos como motor de inovação económica do país, a 26 de Abril.
As audiências contaram com a presença de chefes de organizações científicas e educacionais, bem como de gestores de empresas envolvidas na indústria de diamantes sintéticos.
Em nome da Câmara Cívica, os participantes foram recebidos pela vice-Presidente da Comissão para o Desenvolvimento Económico e Responsabilidade Social das Empresas, Olga Golyshenkova.
O co-moderador do evento foi o diretor do Cluster de Inovação de Troitsk e Presidente da Associação das Cidades Científicas da Rússia, Viktor Sidnev.
O membro da Academia de Ciências da Rússia e diretor do Instituto de Física de Alta Pressão da Academia de Ciências da Rússia, Vadim Brazhkin, discursou sobre “Tecnologias de diamante e o cluster de diamantes da Federação Russa”, revelando a história da criação de diamantes sintéticos, a sua aplicação e perspetivas futuras.
Gestores de empresas que se dedicam à síntese de diamantes de elevada pureza, à produção de ferramentas à base de diamantes e à microeletrónica falaram em nome da indústria dos diamantes sintéticos.
A diretora adjunta do departamento de política estatal no domínio do ensino profissional secundário e da formação profissional do Ministério da Educação da Federação Russa, Marina Sofronova, falou sobre a formação de pessoal no domínio do ensino profissional secundário, incluindo as necessidades da indústria de transformação de diamantes e a necessidade de atualizar as normas educativas federais relevantes.
Os participantes nas audiências observaram a necessidade de combinar os esforços de todas as áreas da indústria de diamantes e de tecnologias inovadoras na Federação Russa num único local.
Assim, a perspetiva é a criação de um cluster de diamantes como centro de competência e um organismo especializado e analítico para resolver problemas científicos, industriais e educativos com que a indústria se depare.
Como resultado, foi assinado um memorando sobre a criação de um cluster de diamantes sintéticos, assinado pelas principais empresas do sector e por organizações científicas e educativas.
Vadim Brazhkin, Presidente do Cluster de Diamantes da Federação Russa, foi eleito por votação geral.
A Câmara Pública da Federação Russa propôs a realização de uma conferência científica e prática anual sobre os vetores de desenvolvimento e atualização de tecnologias para a síntese e transformação de diamantes na sua base.
Fonte: Rough & Polished