A Storm Mountain Diamonds divulgou mais um marco que alcançou recentemente. Recuperou um diamante rosa intenso de 108,39 quilates na sua mina no Lesoto.
A pedra preciosa excecionalmente rara do Tipo IIa, encontrada no dia 23 do mês passado, “é um dos maiores diamantes rosa da história a serem recuperados”, de acordo com a empresa, que é propriedade conjunta da Namakwa Diamonds e do Governo do Lesoto.
O ministro dos recursos naturais do Lesoto, Mohlomi Moleko, comentou que o diamante “é um dos mais significativos encontrados até hoje no país”.
A gestora de marketing da Namakwa Diamonds, Debbie Bowen, referiu que o diamante ainda não foi nomeado e que não se chegou a uma decisão relativamente à sua venda.
A mina Kao tem vindo a destacar-se como uma produtora de diamantes brutos rosa de maiores dimensões, que resultam em alguns dos mais raros polidos vívidos.
Outras descobertas notáveis incluem a do Pink Eternity, de 47,81 quilates, em 2022; a do Pink Dawn e do Pink Palesa, de 25,97 e 21,68 quilates respetivamente, ambas em 2021; e a do Rose of Kao, de 29,59 quilates, em 2018.
O tubo de kimberlito da mina é considerado o maior do Reino do Lesoto e o quarto maior da África Austral.

Imagem: Storm Mountain Diamonds
Fontes: Storm Mountain Diamonds, miningweekly.com, Ministério de Recursos Naturais do Lesoto